segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Antígua e Barbuda: Sonho de praia


            Ela vivia no ritmo do aço. Pois se pegava balançando a cabeça, vez ou outra, na melodia da banda de ferro que vinha lá dos tempos antigos. Terra com mistura de Europa, Caribe e África. Foram colonizados, mas aquele povo todo negro ainda tinha o charme cultural das terras da savana. Viviam alegres com o seus tambores prateados, cadência de vento e sol; infinidade de combinações de praias e arranjos.
            Pois a moça morava na terra da lua. Vez ou outra chegava à praia e se lembrava de seu irmão dizendo, apaixonado, que veria todas os mares do mundo. “São muitos.” Ela retrucava. “Só aqui nós temos 365”. E o rapaz, rindo, alegou que então era melhor começar logo. Pegou uma mochila, colocou umas roupas leves e se viu despedindo da família que não entendeu foi nada. “Eu tenho sonho de azul e branco.” Dizia, porque achava incrível a combinação da areia com a água. E foi, a irmã nunca mais ouviu falar dele.
            Ela colocou na cabeça que também queria conhecer tudo aquilo. Via a água bem à sua frente e sentia uma vontade louca de entrar nela, o corpo todo inundado, a mente encharcada de gotas. Veria, assim, a transparência do universo. E tinha coragem? A ideia ficava toda na poesia do viver no país mais bonito da vida. Não conhecia os outros, mas também nem sentia necessidade. Acreditava no que os olhos falavam pra ela. E eles afirmavam: Não existe terra de beleza maior.
            Um dia inventou que queria uma praia com o nome dela. Tomaria os rumos do irmão. Seguindo as estrelas, descalça, iria se casar com o vento e junto a ele ver todas as 365 praias de seu país na lua de mel. Uma delas jamais teria visto o rosto de alguém. E assim, ela chamaria a praia de Tammy, o seu nome, e ajoelharia na areia para rezar pelo irmão. Depois, escreveria o nome dos dois, próximo ao mar, e as ondas os apagariam. A areia poderia se esquecer deles, mas as águas os levariam numa viagem para sempre.

2 comentários:

  1. Que legal a proposta do blog e que desafio! Textos incríveis, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erika. Espero que continue lendo, ainda faltam muitos!

      Excluir